Evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de março, em Salvador
A professora Gracielle Leite da Silva, regente de turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pedro de Oliveira, no distrito de Ponte Alta de Minas, em Carangola, teve a oportunidade de apresentar o projeto que desenvolveu com seus alunos no “15º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro”. O evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de março, em Salvador, e foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O objetivo do encontro foi discutir, avaliar e planejar, de forma conjunta, a execução do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), por meio de palestras, oficinas, discussões em grupo e coleta de sugestões de todos os participantes. Além disso, também foi a oportunidade para divulgar diversas ações para a educação básica.
Gracielle apresentou o projeto “Educação do Campo: um jeito de ensinar através do meio onde se vive”, que foi desenvolvido em 2017, quando a educadora dava aula para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. O projeto teve por objetivo motivar os estudantes a valorizar a cultura do local onde vivem. “O convite para participar do Encontro veio por causa minha participação no Prêmio Professores do Brasil. Eles gostaram da minha temática e por isso me convidaram. Foi uma alegria enorme compartilhar esse projeto em um evento de tamanha grandeza. Eu sou de uma escola que fica na zona rural. Foi uma grande satisfação”, conta.
Em 2017, com o projeto “Educação do Campo: um jeito de ensinar através do meio onde se vive”, a professora ficou entre os vencedores da etapa regional do Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação. Gracielle Leite da Silva se destacou na categoria Ensino Fundamental - Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º ano).
“15º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro”
O encontro ocorreu entre os dias 20 e 23 de março e recebeu cerca de 300 participantes de todo o país. Na quarta-feira, o corpo técnico do FNDE e do Ministério da Educação (MEC) fizeram explanações sobre as políticas públicas do livro voltadas à educação básica e palestras abordando seus temas operacionais. A quinta-feira foi dedicada à realização de oficinas, momento em que os participantes foram divididos em grupos, para analisar, discutir e realizar propostas sobre temas específicos no âmbito do PNLD. No último dia, o encontro se encerrou com cada grupo mostrando o resultado das discussões realizadas.