Todas as turmas do Ensino Fundamental participaram do evento que teve a Tabuada como tema
Um dia inteiro exclusivo para a disciplina temida por muitos e amada por tantos outros: a matemática. Mas se engana quem pensa que o dia 29 de novembro de 2017 foi, para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual do Lajão, em São Pedro dos Ferros, no Território Caparaó Mineiro, uma data de intensos estudos em sala de aula. Pelo contrário, eles deixaram as carteiras e cadernos de lado para tomar conta do palco do ginásio e mostrar como a matemática também pode ser divertida.
Idealizada pelo professor da disciplina, Alex Moreira, a 1ª Gincana da Matemática mobilizou alunos, diretores e professores durante dois meses e teve como tema “Tabuada na Ponta da Língua”. As atividades em sala de aula, chamadas de preparatórias, envolveram o estudo de vários conceitos da matemática, entre eles, como o próprio tema diz, a tabuada, e a arguição com os alunos.
Alex explica que a matemática exige dos estudantes um grau de memorização e uma ampla linha de raciocínio e, por isso, o projeto é uma oportunidade de incentivar os alunos a estudarem a disciplina de forma lúdica e mais interessante.
A Gincana começou com a Disputa Entre Turmas, que teve três representantes de cada sala de aula do 6º ao 9º ano para competirem entre si. As equipes foram escolhidas de acordo com a avaliação feita na arguição, durante as aulas preparatórias, e os alunos que tiveram melhor desempenho participaram do duelo de cálculos, com muita animação e respeito aos concorrentes.
Além do campeonato, teve também a apresentação “Brincando com os Números”, feita pelos alunos da Educação Integral do 4º ao 9º ano, elaborada em conjunto com a professora de Educação Física, Karine Barbosa. O dia dedicado à matemática contou, também, com muita música. E as letras, é claro, foram sobre números e cálculos. Diversas paródias foram apresentadas pelos estudantes de diversos níveis, entre elas a “Olha a Equação” e a “Tabuada é só Distribuir”.
O show final ficou por conta de dois desafios: a apresentação Matemágica, que incentivou os alunos a desvendarem e investigarem alguns conceitos matemáticos, como divisibilidade e mudança de base, e o Cubo Mágico, que deveria ser montado pelos alunos em apenas 15 minutos.
Para o professor Alex Moreira, todas as atividades realizadas tiveram grande envolvimento dos estudantes, tanto dos que se apresentavam quanto dos que assistiam. “Aplicar esses métodos diferentes de aprendizagem é uma ótima estratégia para motivar o aluno, atrair a atenção dele para a disciplina, ilustrar a aula, mostrar aplicações que evidenciem a ligação entre teoria e prática e fazer com que o raciocínio dos alunos se desenvolva com maior facilidade”, explicou o professor, que utiliza a metodologia lúdica também em sala de aula para que o aluno se sinta mais interessado.