Projetos reuniu alunos de duas escolas, uma do município de Manga e outro de Montalvânia

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Presidente Tancredo de Almeida Neves, do município de Manga, e Galileu Galilei, de Montalvânia, no Território Norte, participaram de uma atividade de intercâmbio entre as duas unidades, no dia 02 de setembro, para debater Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual. Essas temáticas passam a ser incorporados ao currículo de forma interdisciplinar, subsidiando e ampliando os conhecimentos dos alunos relativos à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento saudável, a inclusão social, ao combate e prevenção ao uso de drogas, bullying e abuso sexual de crianças e adolescentes, além da defesa da igualdade e diversidade social, racial, religiosa, de gênero e da valorização da pluralidade cultural.

O encontro é resultado do “Projeto Vencer”, idealizado pelo professor de História, Luciano Andrade, com apoio do vice-diretor Jadson Macedo e da supervisora pedagógica Ivany Silva, da Escola Estadual Galileu Galilei. O professor considera que os temas transversais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais são “ferramentas imprescindíveis para a transformação social, tendo a educação o papel de manter-se atrativa e comprometida em formar cidadãos críticos, autônomos e participativos”.

O projeto, segundo Luciano, propôs a discussão sobre o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, a sexualidade e a saúde e buscou oferecer aos educandos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para reflexões e mudanças em suas próprias vidas.

O encontro, que permitiu a seus alunos vivência e prática para ações sociais e culturais, contou com debates e rodas de conversas dentro da sala de aula durante algumas semanas sobre vários temas transversais e finalizou com uma plenária, dinâmica em grupo, além de apresentação da peça “Drogas: um caminho sem volta”, do "Grupo de Teatro Anfrísio Lima,” formado pelos alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, e uma animada gincana que abordou, através de diferentes tarefas, temas como drogas, discriminação, preconceito, diversidade, meio ambiente, abuso infantil, violência contra mulher, entre outros.

Uma animada gincana abordou vários temas, como drogas, preconceitos, diversidade, meio ambiente, abuso infantil e violência contra mulher. Foto: Divulgação

Uma animada gincana abordou vários temas, como drogas, preconceitos, diversidade, meio ambiente, abuso infantil e violência contra mulher. Foto: Divulgação

“Trata-se de uma oportunidade única de ampliar a visão de mundo, de vivenciar outras realidades, de conviver com as diferenças, bem como de trazer diferencial ao currículo escolar dos participantes”, afirmou o vice-diretor da Escola Estadual Galileu Galilei, Jadson Macedo. Para ele, o projeto ofereceu subsídios para que os alunos pudessem construir significados relacionados à cooperação, cidadania, democracia e trabalho em equipe, que podem conferir sentido àquilo que aprenderam através do intercâmbio entre as duas instituições de ensino e foi bem aceito também pelos alunos. “Foi incrível, esse dia sempre estará marcado na minha memória. Pude fazer novas amizades, adorei participar da gincana e fomos muito bem recebidos, a escola deles é linda, espero um dia poder reencontrá-los!”, ressaltou a aluna Daniela Lorrainy, do 9º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves. “Foi muito legal, adorei tudo, principalmente a peça e o torta na cara. Espero que isso possa acontecer mais vezes e não só aqui como na escola deles também!”, declarou Luis Eduardo, aluno do 9º ano da Escola Estadual Galileu Galilei.

O professor Luciano salienta que o intercâmbio pode ser utilizado como meio de socialização, respeito mútuo e integração entre diferentes grupos e se mostrou uma eficiente ferramenta de aprendizado e aproximações culturais. “O intercâmbio foi de fundamental importância para a formação social e cultural dos nossos alunos, afinal, além de proporcionar a oportunidade de se relacionarem com jovens da mesma faixa etária, porém de cidades, costumes, gostos e classes sociais diferentes, ofereceu a ambos o alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a formação crítica e emancipadora dos mesmos. Vê-los interagindo, se respeitando, dividindo conhecimento e deixando todas as diferenças de lado foi revelador e instigante”, pontuou o professor Luciano.

Estudantes das duas escolas avaliaram positivamento o projeto e a oportunidade de interagir com jovens de diferentes unidades. Foto: Divulgação

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