Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Presidente Tancredo de Almeida Neves, do município de Manga, e Galileu Galilei, de Montalvânia, no Território Norte, participaram de uma atividade de intercâmbio entre as duas unidades, no dia 02 de setembro, para debater Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual. Essas temáticas passam a ser incorporados ao currículo de forma interdisciplinar, subsidiando e ampliando os conhecimentos dos alunos relativos à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento saudável, a inclusão social, ao combate e prevenção ao uso de drogas, bullying e abuso sexual de crianças e adolescentes, além da defesa da igualdade e diversidade social, racial, religiosa, de gênero e da valorização da pluralidade cultural.
O encontro é resultado do “Projeto Vencer”, idealizado pelo professor de História, Luciano Andrade, com apoio do vice-diretor Jadson Macedo e da supervisora pedagógica Ivany Silva, da Escola Estadual Galileu Galilei. O professor considera que os temas transversais previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais são “ferramentas imprescindíveis para a transformação social, tendo a educação o papel de manter-se atrativa e comprometida em formar cidadãos críticos, autônomos e participativos”.
O projeto, segundo Luciano, propôs a discussão sobre o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, a sexualidade e a saúde e buscou oferecer aos educandos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para reflexões e mudanças em suas próprias vidas.
O encontro, que permitiu a seus alunos vivência e prática para ações sociais e culturais, contou com debates e rodas de conversas dentro da sala de aula durante algumas semanas sobre vários temas transversais e finalizou com uma plenária, dinâmica em grupo, além de apresentação da peça “Drogas: um caminho sem volta”, do "Grupo de Teatro Anfrísio Lima,” formado pelos alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, e uma animada gincana que abordou, através de diferentes tarefas, temas como drogas, discriminação, preconceito, diversidade, meio ambiente, abuso infantil, violência contra mulher, entre outros.
“Trata-se de uma oportunidade única de ampliar a visão de mundo, de vivenciar outras realidades, de conviver com as diferenças, bem como de trazer diferencial ao currículo escolar dos participantes”, afirmou o vice-diretor da Escola Estadual Galileu Galilei, Jadson Macedo. Para ele, o projeto ofereceu subsídios para que os alunos pudessem construir significados relacionados à cooperação, cidadania, democracia e trabalho em equipe, que podem conferir sentido àquilo que aprenderam através do intercâmbio entre as duas instituições de ensino e foi bem aceito também pelos alunos. “Foi incrível, esse dia sempre estará marcado na minha memória. Pude fazer novas amizades, adorei participar da gincana e fomos muito bem recebidos, a escola deles é linda, espero um dia poder reencontrá-los!”, ressaltou a aluna Daniela Lorrainy, do 9º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves. “Foi muito legal, adorei tudo, principalmente a peça e o torta na cara. Espero que isso possa acontecer mais vezes e não só aqui como na escola deles também!”, declarou Luis Eduardo, aluno do 9º ano da Escola Estadual Galileu Galilei.
O professor Luciano salienta que o intercâmbio pode ser utilizado como meio de socialização, respeito mútuo e integração entre diferentes grupos e se mostrou uma eficiente ferramenta de aprendizado e aproximações culturais. “O intercâmbio foi de fundamental importância para a formação social e cultural dos nossos alunos, afinal, além de proporcionar a oportunidade de se relacionarem com jovens da mesma faixa etária, porém de cidades, costumes, gostos e classes sociais diferentes, ofereceu a ambos o alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a formação crítica e emancipadora dos mesmos. Vê-los interagindo, se respeitando, dividindo conhecimento e deixando todas as diferenças de lado foi revelador e instigante”, pontuou o professor Luciano.