Iniciativa foi realizada com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves

Na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, no município de Manga, na região Norte de Minas Gerais, a disciplina de História foi trabalhada ao longo de 2016 de uma maneira diferente. Professor dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Luciano Andrade apostou em uma metodologia voltada para a utilização de jogos didáticos e dinâmicas para despertar o interesse dos alunos pela disciplina.

Atividades são desenvolvidas com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e da EJA. Foto: Arquivo da Escola

“Fui percebendo nesses últimos anos que além de um número elevado de reprovações e evasões, existia certa desmotivação dos alunos ao estudarem História, matéria considerada por eles muito difícil. Sendo assim, busquei subsidiar ações sistematizadas de suporte a aprendizagem através do lúdico, apostando em recursos como quizzes, maquetes, lapbooks, Jogo do F ou V, Jogo do Dado, Jogo da Memória, Bingo Histórico, entre outros”, conta Luciano.

Segundo o professor, as atividades ajudaram os alunos a adquirirem os conteúdos apresentados nas aulas com maior eficácia. “Ao fixar o conteúdo utilizando jogos pedagógicos, tornamos a aprendizagem mais leve e prazerosa. Os jogos foram confeccionados por mim e o objetivo foi fazer com que os alunos identificassem o valor e a importância do estudo em suas vidas”, afirma Luciano.

Aulas diferenciadas motivaram os estudantes a terem mais interesse pela disciplina. Foto: Arquivo da Escola

Na escola, a iniciativa deu certo. O professor teve três alunos com notas máximas no final do ano letivo, encerrando o ano com 100 pontos cada na disciplina de História. Além disso, a escola também conseguiu minimizar o número de evasões e reprovações na disciplina.

Enviar para impressão