São oferecidas 1200 vagas para jovens com idades entre 14 e 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas

Jovens com idades entre 14 e 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana podem fazer suas inscrições para um dos cursos do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro de 2012 pelo site www.plugminas.mg.gov.br. Para 2012, o Plug Minas está com 1200 vagas abertas nas áreas artísticas (cursos de teatro, dança, circo, artes visuais e música), de empreendedorismo (técnico em administração, com ênfase em gestão de negócios) e jogos digitais bidimensionais.

O processo seletivo do Plug Minas é realizado em duas etapas: a primeira de caráter classificatória e a segunda de caráter eliminatório, no qual cada Núcleo tem critérios e métodos específicos de seleção. Os candidatos eliminados na etapa 2 constarão da lista de espera de cada Núcleo, podendo ser convocados, caso haja desistências, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis. Mais informações no edital.

Os cursos oferecidos pelo Plug Minas são gratuitos e os jovens recebem alimentação, material didático, uniforme e transporte, quando necessário, para participar das atividades.

Plug Minas

Inaugurado em junho de 2009, o Plug Minas é um projeto do Governo de Minas criado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, e conta com gestão executiva da Oscip Instituto Cultural Sérgio Magnani. Voltado para jovens de 14 a 24 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o Plug Minas conta atualmente com oito Núcleos, são eles: Núcleo Valores de Minas, Núcleo Oi Kabum!, Núcleo Empreendedorismo Juvenil, Núcleo de Planejamento e Gestão, Núcleo Caminhos do Futuro, Núcleo Amigo do Professor, Núcleo Inove – Jogos Digitais e Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo. Recentemente, foi assinado protocolo de intenção para a criação do Núcleo Uai-Tech, com previsão de implementação no final de 2012.

Cada Núcleo tem foco em uma área específica da cultura digital, das artes e do empreendedorismo, com abordagens e objetivos distintos. As atividades oferecidas por esses Núcleos também são bastante diversificadas, podendo variar desde programações pontuais, abertas a centenas de pessoas em curto período de tempo, até cursos aprofundados de formação profissional, com maior duração.

No ano de 2010, já em pleno funcionamento, o projeto atendeu mais de 15 mil pessoas em atividades variadas. Arrojado e inovador, o Plug Minas promove o uso diferenciado e a apropriação da tecnologia e das artes, com o objetivo de atender a uma das principais demandas dos jovens na atualidade: o acesso ao mercado de trabalho.

Enviar para impressão