Após ser destaque no Brasil, Maria Clara Mendes Silva fatura o bronze em Amsterdã, na Holanda, nesta sexta-feira


O bom desempenho da estudante Maria Clara Mendes Silva já tem o seu reconhecimento no ‘Velho Continente’. A aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba - Triângulo Mineiro, mostrou que é boa nos números e conquistou, nesta sexta-feira, a medalha de Bronze na 52ª Edição da Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad – IMO), realizada em Amsterdã, na Holanda. Ela é um dos destaques da competição que reuniu 564 estudantes de 101 países. Além de Maria Clara, todos os seis representantes brasileiros ganharam Prata ou Bronze, o que deixou o país na 20ª posição. Entre eles, o mineiro André Macieira Braga, do Colégio Militar de Belo Horizonte, que é Prata. Ao todo foram 280 medalhistas nas categorias: Ouro, Prata e Bronze.  A premiação dos estudantes será neste sábado (23/07).

Maria Clara, à frente da placa 'Brazil', e André Macieira, o primeiro da direita para a esquerda. Foto: Arquivo OBM

Para obter o bom desempenho, Maria Clara realizou provas, em dois dias consecutivos, nas áreas de Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Foram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em 4 horas e meia de prova. A resolução das questões exigia criatividade, engenho e habilidade em Matemática. As questões foram selecionadas por um comitê internacional que teve como base, itens propostos pelos países participantes. Com as medalhas, Maria Clara e os demais estudantes brasileiros retornam ao país no próximo domingo (24/07). Até lá, os estudantes fazem atividades turísticas na capital holandesa.


Quem está ansiosa para o reencontro é a mãe de Maria Clara. Há 12 dias longe da filha, tudo o que Patrícia Helena Silva Mendes mais quer no momento é reencontrar a adolescente. “Eu e o pai dela estamos, ao mesmo tempo, felizes e ansiosos, para a chegada dela. Não nos vemos direito, há mais ou menos um mês, pois ela estava em São Paulo fazendo treinamento para a competição. Estamos muito satisfeitos com o resultado da nossa filha na IMO”, festeja a mãe.


Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), responsável por classificar os estudantes para a IMO, Maria Clara conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, desde 2006, ano que entrou na competição.


Olimpíada Internacional de Matemática


Competição mais importante da área, de acordo com a Unesco, a IMO é destinadas a estudantes entre 14 e 19 anos. Para participarem, os alunos de ensino médio devem se destacar nas competições de Matemática em seus países. No caso do Brasil, a competição classificatória para a IMO é a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição internacional que é realizada desde 1959, tem o Brasil como participante desde o ano de 1979. Desde então, o país conquistou um total de 96 medalhas, sendo oito de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.

Leia mais:

Bom desempenho em Matemática leva estudantes a cruzar fronteiras

Enviar para impressão