E.E Dona Berenice de Magalhães Pinto realizou, na última semana, o acolhimento com os profissionais da educação e agora iniciou as atividades com os alunos do 3º ano ensino médio

Além de ampliar as possibilidades de aprendizado para os estudantes, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) também estimula os jovens a serem protagonistas. E foi justamente uma ação do clube de protagonismo formado por alunos da Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, em Arcos, que encantou os professores durante a semana de acolhimento dos profissionais para a retomada das atividades presenciais na unidade de ensino.

A estratégia foi pensada pela equipe gestora da escola, mas organizada em parceria com os estudantes, como conta o diretor Flávio Batista Gonçalves. “A ideia era realizar uma ação que realmente acolhesse os professores. No primeiro dia passamos as orientações pedagógicas e sobre os protocolos sanitários e depois fizemos essa surpresa para eles. Tudo foi feito com toda segurança necessária”, conta.

Acolhimento dos professores foi feito pelos alunos do EMTI. Foto: Arquivo da Escola

Os alunos auxiliaram na elaboração de cartazes e tiveram a oportunidade de falar para os educadores sobre a saudade que estavam sentindo. “Foi muito legal acolher os professores, eles sempre estão ali quando precisamos e nos incentivam a seguir nossos sonhos. Auxiliamos na organização e falamos para eles o quanto são importantes para nós”, conta a aluna do 2º ano do EMTI, Fernanda Amaro Ribeiro Silva.

A estudante, que gosta de fazer amizade, mas fica nervosa quando tem que fazer uma apresentação para muita gente, revela como as ações de incentivo ao protagonismo realizadas têm contribuído para sua vida. “A escola está me incentivando a ter mais coragem e me posicionar e isso é muito legal. É a primeira escola que eu entrei que tem esse incentivo e isso me ajuda demais”, afirma.

A irmã gêmea de Fernanda, também aluna do 2º ano do EMTI, Amanda Amaro Ribeiro Silva, também acha importante incentivar o protagonismo juvenil. “A escola está ajudando a gente a conhecer coisas novas e a alcançar nossos objetivos e isso é muito importante para o nosso futuro”.

Todo o empenho dos jovens protagonistas deu certo. Para o professor de Matemática, Práticas Experimentais e Estudos Orientados II, Luciano Rodrigues Gonçalves, a acolhida dos estudantes teve um significado especial para a retomada das atividades presenciais. “Ficamos bastante tempo afastados e sabemos que essa pandemia afetou a cada um de uma forma diferente. Sentimos falta dos alunos e do trabalho presencial. Ver os estudantes entrando e participando de maneira efetiva deu aquele gás a mais e um fortalecimento para começar esse novo normal. A ação teve um significado muito grande para todos nós!”, afirma.

O clube de protagonismo é uma das propostas de atividades que integram o EMTI. Neles, os estudantes podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos clubes, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola.

EMTI em Minas Gerais

Desde o início desta gestão, a SEE/MG vem investindo na expansão da educação integral no ensino médio. De 78 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, e com previsão de expandir para um maior número de escolas em 2022. As unidades de ensino que ofertam a iniciativa estão localizadas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e ofertam mais de 59 mil vagas.

Do total de escolas EMTI, 63 ofertam cursos técnicos. Há no estado diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.

Quero integral

Pais e responsáveis, alunos e professores interessados em ter mais informações sobre o Ensino Médio em Tempo Integral é só acessar o site querointegral.com.br/MG. Na página, é possível, por exemplo, acessar a lista de unidades de ensino mineiras que ofertam a iniciativa, algumas perguntas e respostas e como funciona o EMTI.

Enviar para impressão