Provas da segunda fase serão aplicadas no dia 12 de setembro

A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira (12/08) a lista dos alunos selecionados para a segunda etapa da competição. Do total de 17.970.745 inscritos de todo o país na primeira etapa, 5% dos estudantes de cada instituição com a maior pontuação foram classificados para a segunda etapa.

Os alunos classificados farão provas discursivas. Os testes terão duração de três horas e serão aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da Obmep. Os alunos selecionados para a segunda fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial da competição. Os locais estão disponíveis no site.

Na primeira fase, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com o maior número de alunos inscritos na Obmep. Do total de 17.970.745 inscritos de todo o país, 1.889.666 são mineiros. Esses estudantes estão distribuídos por 4.569 escolas públicas de 850 municípios. O primeiro lugar ficou com o estado de São Paulo que teve 3.373.019 alunos e 5.847 escolas de 645 municípios inscritos na competição.

Calendário

De acordo com o calendário da competição, entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas devem indicar, na página da Obmep, os professores dos alunos classificados para a 2ª fase. A aplicação das provas será no dia 12 de setembro.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.

A competição

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.

Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Enviar para impressão