Mais de 600 pessoas participam da iniciativa nesta terça (11/08), no PlugMinas. Secretária de Educação, Macaé Evaristo, estará na abertura
Adolescentes, estudantes e professores de escolas estaduais de Belo Horizonte e de diversas cidades do Território Metropolitano participam nesta terça-feira (11 de agosto) da primeira roda de conversa do movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM). Serão mais de 600 pessoas, reunidas durante todo o dia (9h às 17h) no PlugMinas para discutir os problemas da escola e quais as estratégias possíveis para tornar a escola mais atrativa, em especial no Ensino Médio. A abertura conta com a presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo.
O foco da Virada é o adolescente entre 15 e 17 anos. O movimento iniciado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) quer trazer o adolescente que está fora da escola de volta aos estudos. E também aproximar a escola do universo do adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e o próprio adolescente, dentre outros.
Por meio de dinâmicas, discussões em grupos e apresentações, os adolescentes reunidos na roda de conversa serão chamados a dizer o que a escola tem de bom e o que falta nela para cumprir o papel que eles consideram importante. Os professores também responderão questões pertinentes à escola. A iniciativa da Virada aposta que os adolescentes e educadores poderão ser protagonistas das mudanças que possam ocorrer no Ensino Médio.
Além do Território Metropolitano, os outros 16 territórios de desenvolvimento do Estado também vão contar com rodas de conversa que acontecerão até 10 de setembro. Ao todo, foram inscritas 3.660 pessoas para estes eventos, sendo 1.820 estudantes e 1.840 professores. A participação dos estudantes e professores não é obrigatória. Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia e irá levar o movimento para outros 84 municípios do semi-árido do Estado de Minas Gerais que fazem parte do projeto Selo Unicef.
Com a intenção de ser um movimento contínuo, a Virada terá um momento de encontro e celebração, que vai acontecer no dia 19 de setembro, quando as escolas estaduais vão realizar debates, exibições de filmes, curtas-metragens e apresentações artísticas e culturais, dentre outras iniciativas a serem programadas pelas próprias escolas.
A Virada teve inspiração no evento de mesmo nome realizado ano passado na capital paulista pelo movimento Entusiasmo. Entre os parceiros da Virada Educação Minas Gerais estão o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fórum da Juventude da Grande Belo Horizonte, Oficina de Imagens, Internet sem Fronteiras, Associação Imagem Comunitária e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, dentre outros.
Serviço:
Pauta: Roda de conversa da Virada Educação Minas Gerais em Belo Horizonte
Presença da secretária de Educação, Macaé Evaristo, na abertura
Local: PlugMinas (Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto – Belo Horizonte)
Data: Dia 11 de agosto (terça-feira)
Horário: de 9 às 17 horas
Horário de atendimento à imprensa: 9h30
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação
Tel.: (31) 3915-3670 / 3915-3671