Inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro

Alunos do ensino médio da rede pública de todo o Brasil podem inscrever seus projetos inovadores no concurso “Respostas Para o Amanhã”, promovido pela Samsung, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A competição nacional tem como objetivo desafiar os jovens a propor ideias e a implementar planos criativos, que solucionem problemas da sociedade, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática, ciências e lógica.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro, pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. No endereço virtual, os interessados podem acessar o regulamento completo do concurso e conhecer todos os detalhes para participação.

Em sua segunda edição no Brasil, o ‘Respostas para o Amanhã’ tem a coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A Samsung conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), entre outros parceiros regionais e locais.

Premiação

A comissão julgadora, constituída por especialistas de educação, seleciona os 20 melhores trabalhos apresentados. Esses grupos serão contemplados com um kit de edição de vídeo (composto por um notebook e uma câmera), com o qual devem produzir um filme sobre seus projetos. Após envio dos vídeos, as cinco melhores produções serão disponibilizadas no site para votação pública e da comissão julgadora. Os membros das cinco melhores equipes são premiados com smartphones para os alunos, além de um tablet para o professor orientador e um para o diretor da escola. Como prêmio, a escola da equipe vencedora receberá 40 notebooks para instalação de um laboratório interativo.

As Soluções para o Futuro da América Latina

Na primeira edição latino-americana, que ocorreu em 2014, mais de 27 mil alunos, sob a orientação de 1.300 professores, inscreveram cerca de 2.200 projetos no concurso. Neste ano, a expectativa é que o impacto seja ainda maior, com a participação de mais países. Serão oito no total: Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

No Brasil, a vencedora do concurso, no ano passado, foi a Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do RN, com o projeto “Equilíbrio”, que reaproveita lixo eletrônico para construir produtos para pessoas com necessidades especiais.

Com a ajuda do professor de Física da escola, os alunos criaram três protótipos: um mouse óptico que, graças à lente reaproveitada de uma câmera de celular, amplia o tamanho de um texto em um monitor e ajuda pessoas com baixa visão na leitura; um conjunto de bengala com sensor de proximidade e pulseira com vibracall, que emite sinais ao aproximar-se de obstáculos, também voltado para deficientes visuais; e uma cadeira de rodas elétrica, que recebe comandos de direção por meio de um controle remoto de vídeogame.

(Com informações do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

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