Aulas de fotografia fazem parte currículo flexível

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Gilka Drumond de Faria, no município de Itaúna, que participam da Educação Integral e Integrada estão tendo a oportunidade de enxergar as coisas de uma forma diferente. Por meio das câmeras dos celulares, nas aulas de fotografia, os estudantes são estimulados a registrarem diferentes espaços. “Quando você olha pela câmera é possível ver a paisagem de uma forma diferente. É possível ter mais sensibilidade sobre tudo ao nosso redor”, conta a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Amanda Cristina de Queiroz Lima.

As aulas de fotografia fazem parte currículo flexível da Educação Integral e Integrada. Inicialmente, os alunos tiveram aulas teóricas para aprender sobre o que é a fotografia, ângulo e regra dos terços. “Nós começamos a aprender a usar os efeitos que o nosso celular tem, os melhores ângulos para tirar uma foto, iluminação, regra dos terços. Vimos que dá pra fazer tudo com os nossos celulares”, revela Amanda.

Aulas acontecem na escola e em outros espaços. Foto: Arquivo da Escola

O cenário para as primeiras fotos foi a própria escola, como comenta a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Núbia Gabrielle Vieira Teixeira. “Estamos redescobrindo os espaços da escola. Andamos por ela e tiramos muitas fotos do corredor e do entorno da escola que tem muitas flores. Tem lugares que já passei muitas vezes e nem ligava para o que tinha lá. Agora vemos com olhos diferentes”.

Para incrementar as aulas, o professor Adilson Rodrigues Nogueira leva uma câmera profissional para que os alunos tenham acesso a outros materiais. “Eu como fotógrafo sempre falo com os alunos da importância de tirar uma foto boa independente do equipamento. Com o celular dá pra fazer muita coisa. A minha câmera está aqui para que eles possam ter mais possibilidades”, afirma.

Na próxima semana, os alunos visitarão o Horto Municipal da cidade e lá terão a oportunidade de experimentar um espaço diferenciado. “Eles poderão identificar os possíveis objetos da fotografia e poderão trabalhar também com a luz natural e suas diferentes nuances”, conclui Afonso.

Trabalho Interdisciplinar

A escola procura trabalhar as ações da Educação Integral e Integrada de forma interdisciplinar. “Procuramos fazer sempre atividades interdisciplinares. Com as aulas de fotografia, por exemplo, os professores de Geografia estimulam os alunos a explorarem as paisagens do local onde vivem e a mostrar o impacto da ação do homem nessa paisagem. Ao final do projeto, pretendemos fazer uma exposição dos trabalhos nossos ‘artistas’”ressalta a coordenadora da Educação Integral e Integrada da escola, Érica Giovanna Alves de Oliveira.

Além das aulas de fotografia, os alunos também têm aulas de música e são os responsáveis pode uma Rádio que funciona na hora do recreio. “São muitas ações. Nas aulas de música, por exemplo, os alunos criaram os instrumentos com material reciclado. Já a Rádio Gilka apresenta aos estudantes música, entrevistas e diferentes informes”, conta Érica.

A Rádio Gilka também é feita pelos alunos da Educação Integral da escola. Foto: Arquivo da escola

A ideia da coordenadora é que as ações realizadas na Educação Integral sejam levadas para todos os estudantes. “Vamos convidar os alunos do regular para participarem das oficinas também. Aqui na escola a iniciativa tem um papel importante não apenas na questão da aprendizagem, mas também na questão social”, conclui.

Educação Integral e Integrada no Ensino Médio

Em 2018, 79 escolas da rede estadual de ensino ofertam a Educação Integral e Integrada para os alunos do Ensino Médio. São beneficiados cerca de 19 mil estudantes.

Em Minas Gerais, a iniciativa começou a ser ofertada em agosto de 2017 em 44 escolas estaduais que aderiram e corresponderam aos critérios estabelecidos na portaria 1.145/2016, do Ministério da Educação, que instituiu o Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral. Em 2018, outras 35 escolas iniciaram a ação.

O currículo é constituído de duas partes – formação básica, que compreende as temáticas de cada área do conhecimento indicadas na Base Nacional Comum Curricular, e flexível, de acordo com três campos de integração: Cultura, Artes e Cidadania; Múltiplas Linguagens; Comunicação e Novas Mídias e Pesquisa e Inovação Tecnológica e ainda com a oferta de pelo menos um curso técnico à escolha dos estudantes.

Educação Integral e Integrada

As ações de Educação Integral e Integrada buscam implementar formação em diversas áreas, como esporte, artes plásticas, dança, música, teatro, informática, que complementem o conhecimento tradicional acessado pelo estudantes, por meio da ampliação da jornada escolar. Neste sentido, o território e a comunidade escolar são importantes atores.