Série “Grêmio Nota 10” é uma ação que nasceu da proposta de protagonismo juvenil e participação dos estudantes

Ações que motivam o protagonismo juvenil e a participação ativa dos estudantes no processo educativo são incentivadas pela Secretaria de Estado de Educação. Perspectiva que vem sendo aplicada na Escola Estadual Monsenhor Domingos, de Divinópolis, por meio de uma combinação valiosa: o desenvolvimento de ações pedagógicas e o incentivo aos projetos organizados pelos próprios alunos.

A primeira ação colocada em prática pelos estudantes dessa escola em 2018 foi o cronograma de dez exposições artísticas itinerantes denominadas “Grêmio Nota 10”. Por meio do projeto, produções realizadas pelos alunos do ensino médio serão expostas em mostras itinerantes dispostas em variados pontos da cidade.

Foto: Arquivo da Escola

“A arte é um excelente instrumento reflexivo. Podemos utilizá-la para incentivar os alunos a analisarem criticamente a realidade e expressarem suas visões de mundo com o intuito de sensibilizar a comunidade quanto aos seus próprios ideais”, comenta o professor Hélcio Henrique, que ministra a disciplina de Artes na instituição.

A exposição inaugural da série “Grêmio Nota 10” foi realizada na sede Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis. As obras foram dispostas em todos os andares da instituição usando cabides como suporte. Neste contexto, até mesmo a escolha dos cabides como prendedores torna-se um convite à reflexão. “Os alunos se inspiraram em Duchamp e buscaram desconstruir um objeto popular, como o cabide, destituindo-o de sua função utilitária, sua significação original”, explica o professor.
Protagonismo juvenil

Neste processo, os estudantes que participam do Grêmio atuam como organizadores das exposições, mobilizando as parcerias necessárias para a realização e a divulgação das mostras. A segunda exposição itinerante já está sendo planejada.

“Os trabalhos que comporão a próxima mostra substituirão aqueles que agora estão na Superintendência, enquanto os mesmos da SRE serão direcionados a outro local de exposição. Assim, cada série de produções artísticas deverá percorrer todo o circuito expositivo do projeto”, adianta Otávio Hilton Amaral Rocha, aluno do 2º ano do ensino médio, que neste ano assumiu o cargo de presidente do Grêmio Estudantil da E.E. Monsenhor Domingos, substituindo Paulo Henrique dos Santos, que reativou a entidade na escola em 2016.

Foto: Arquivo da Escola

“Alinhando ações pedagógicas à atuação do Grêmio, a escola tem agregado valor ao processo de transmissão de conhecimentos, ao mesmo tempo em que incentiva os alunos a darem voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar”, conclui Vitória Magda Ferreira Porto, analista educacional da SRE Divinópolis.

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Por Andréia Mendes (SRE/Divinópolis)