A leitura é presença obrigatória em toda sala de aula – sem ela fica quase impossível estudar e aprender. No entanto, para os alunos do 4º ano da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, em Barbacena, no Território Vertentes de Minas Gerais, esta prática passa longe da obrigação e é uma das preferidas na escola, principalmente depois do projeto “Leitura na Praça” – resultado de todo o investimento que os educadores fazem para valorizar esta atividade.

O projeto foi criado no início de 2017 e continuou neste ano. Tanto que no dia 22 de fevereiro, durante a Semana de Acolhimento dos alunos, cerca de 30 crianças foram à Praça dos Andradas, no centro do município, para ler para quem estivesse por lá. Entre os autores escolhidos para fazer parte da ação, estavam Clarice Lispector, Mário Quintana e Vinícius de Moraes.

A professora e coordenadora do projeto, Aline Aparecida de Oliveira, explica que a atividade foi criada como um incentivo aos alunos antigos e aos que chegam à escola, além de servir para mostrar à comunidade e para os pais todo o trabalho que é realizado para criar nos estudantes o habito de uma leitura saudável e prazerosa.

Na Semana de Acolhimento dos alunos, cerca de 30 crianças foram à praça do município para ler que estivesse por lá. Foto: Arquivo da Escola

Ao longo de todo o ano letivo são elaboradas ações para incentivar a leitura. Foto: Arquivo da Escola

“Essas ações de interação são muito importantes porque, a partir do momento em que os alunos se percebem como agentes modificadores de uma situação, eles passam a ter mais interesse por aquilo que conseguem mobilizar. Por isso percebemos um interesse tão grande pela leitura por parte dos nossos estudantes, porque além de ler para os transeuntes da praça, eles chegam em casa e sugerem livros, leituras, leem com seus pais e familiares. Observamos como muitos até melhoraram a forma de ler e interpretar, e agora eles já sabem que esta prática é transformadora na vida de qualquer pessoa”, disse a professora.

A atividade do Leitura na Praça não acontece apenas no início do ano, durante o acolhimento dos alunos no processo de volta às aulas. Aline explica que ao longo de todo o ano letivo são elaboradas ações para incentivar a leitura não apenas didática, mas também prazerosa dos alunos em momentos de lazer. “Entre os passeios que fazemos para incrementar o aprendizado destes estudantes, está a visitação a pontos turísticos de Barbacena com direito a paradas para leitura. O aluno pode ler uma história para a turma ou cada um levar seu livro preferido e fazer uma pausa para o lazer”, esclareceu a professora.

Para 2018, além dos passeios didáticos, a escola planeja envolver os pais nas práticas de incentivo à leitura. “É fundamental ter um retorno de mães, pais e outros familiares dos alunos. Sabemos que os estudantes têm interesse durante as atividades da escola, mas queremos estimular ainda mais. Percebemos que alguns pais também passaram a se interessar pela leitura e muitos já manifestaram positivamente a respeito da evolução do aprendizado dos filhos, mas será muito importante envolver o maior número de familiares possível”, finalizou Aline.

A atividade foi criada como um incentivo aos alunos antigos e aos que chegam à escola. Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola