Encontro realizado no PlugMinas, em Belo Horizonte, conta com a participação de representantes das Secretarias de Estado de Educação e de Cultura, da Prefeitura de Belo Horizonte e dos Ministérios da Educação e da Cultura
Nesta sexta-feira (11/09), gestores de escolas estaduais e municipais que participam do Programa Mais Cultura na Escola estiveram reunidos no PlugMinas, em Belo Horizonte, para compartilhar experiências e fazerem uma avaliação das ações que desenvolvem. As discussões foram feitas em uma roda de conversa intersetorial que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação, por meio da coordenação de Educação Integral, da Secretaria de Estado de Cultura, dos Ministérios da Cultura e da Educação e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Durante a abertura da roda de conversa a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo,destacou que “o nosso desafio é criar uma agenda de Educação Integral que incorpore os diferentes saberes dos nossos territórios, que pense a diversidade dos sujeitos e de situações e, principalmente, que construa uma concepção de que devemos reconhecer os saberes populares como tendo um importante papel na formação integral das pessoas”.
Já o secretário Adjunto de Estado de Cultura, Bernardo Mata Machado, ressaltou que a educação e a cultura devem trabalhar juntas, principalmente nas ações da Educação Integral. “É preciso discutir como transformar os artistas em professores” observou ele.
Segundo a coordenadora geral do Programa Mais Educação na Escola, Vanessa Luize, estão sendo realizadas rodas de conversas em diferentes partes do país e o objetivo é conhecer as potencialidades e fragilidades do Programa. “Estamos fazendo rodas de conversa por todo o Brasil e estamos aprendendo muito. A ideia é conhecer e nos aproximarmos dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e, assim, avançar mais na política nacional voltada para a Educação Integral. O compromisso é conversar e aprender juntos como esse programa pode frutificar ainda mais”.
Durante todo o dia, gestores de escolas de Belo Horizonte, Viçosa, Ituiutaba, Jaíba, Joaíma, Divinópolis, Carmo do Cajuru, Varginha e Montes Claros tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências que desenvolvem em suas escolas. Para a roda, eles foram divididos em grupos que discutiram três eixos: gestão do Programa Mais Cultura nas Escolas; identidade cultural e território; e cultura e arte no currículo da escola.
Hoje, em Minas Gerais, 136 escolas estaduais participam do Mais Cultura nas Escolas e segundo a coordenadora das ações de Educação Integral da SEE, Rogéria Figueiredo, o objetivo é ampliar esse número. “Nessa roda de conversa vamos acertar algumas concepções e auxiliar o Ministério da Cultura a perceber como foi a implantação do programa em Minas Gerais. O que nós esperamos é que esse ano ainda tenhamos uma adesão maior ao programa e que possamos levar essa ação para mais escolas do Estado”, conta.
Mais Cultura na Escola
O Programa é uma iniciativa interministerial, dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), que tem a finalidade de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais em curso nas comunidades locais e nos múltiplos territórios.