O programa pro transmitido pela Rede Minas aos sábados, a partir das 11h

O Roda de Conversa traz para o debate neste sábado a educação em tempo integral. Ficar mais tempo na escola é a solução para melhorar a qualidade da educação? Quais os desafios enfrentados por gestores, professores e familiares? O programa, que discute temas do cotidiano escolar do ponto de vista pedagógico, vai ao ar na Rede Minas de Televisão neste sábado, a partir das 11h. A edição é reprise da temporada 2014 do Roda de Conversa.

O tema será debatido por três convidados: Verônica Branco, pós-doutora em educação integral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professora da Universidade Federal do Paraná; Alexandre Isaac, cientista social, pesquisador e líder de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), de São Paulo; e a jornalista, editora-assistente do Centro de Referência em Educação Integral da Associação Cidade Escola Aprendiz, também de São Paulo, Juliana Sada.

Juliana destacou que, tão importante quanto os alunos passarem mais tempo na escola, é necessário ter atenção ao tipo de atividades desenvolvidas. “Mais tempo na escola pode ser muito importante para garantir o desenvolvimento, pra melhorar a educação no Brasil, mas só mais tempo não basta. A gente tem que pensar no que fazer nesse tempo, como qualificar esse tempo pra que a gente consiga ter mais oportunidades de desenvolver as crianças e adolescentes que estão na escola hoje”.

O Roda de Conversa vai ao ar todos os sábados, na Rede Minas, a partir das 11h. Foto: Reprodução

“Falar de educação integral é um pleonasmo. Toda educação deveria ser integral. Hoje a gente tem discutido que a ampliação do tempo é fundamental, mas por si só não é suficiente. Temos que ampliar tempos, espaços e conteúdos”, ressalta Alexandre.

Já Verônica chama atenção para a questão do termo frequentemente usado quando o assunto é educação em tempo integral: contaturno. “O contraturno é uma expressão do século XX, dos anos 50. Ela continua sendo usado quando na verdade nós precisamos ter turno único como acontece na Europa e nos Estados Unidos”. A discussão completa pode ser acompanhada no programa de uma hora.

Exemplos na prática

O programa ainda apresenta duas escolas da rede estadual que estão inseridas no Projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação. A Escola Estadual Menino Jesus de Praga e a Padre João Maria Kooyman executam com seus alunos atividades no contraturno. Na primeira, 60 dos seus 1,6 mil alunos participam do projeto, enquanto, na segunda, todos os alunos, cerca de 200, estão inseridos na iniciativa.

Roda de Conversa

O Roda de Conversa é uma idealização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, com produção da D2R Studios.

Quem quiser assistir às temporadas anteriorespode ver os 26 programas gravados entre 2012 e 2013. Eles estão disponíveis pelo YouTube, no canal da Secretaria de Estado de Educação ou no canal da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Para sugerir temas basta enviar um e-mail paramagistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligue para (31) 3379-8289.