Programa será exibido amanhã, às 11h00, na Rede Minas

Nas escolas, alunos de diferentes anos e faixas etárias, com experiências e conhecimentos igualmente diferentes são distribuídos em vários espaços. Em interlocução direta com eles está o professor, que ao fazer seu trabalho pedagógico deve buscar atividades que instiguem os alunos a desenvolver suas potencialidades e superar dificuldades, desafiando-os diariamente.

O tema do ‘Roda de Conversa’ que vai ao ar amanhã é relacionado a isso. O programa vai discutir ‘A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula’ e pode ser visto na Rede Minas, neste sábado, a partir das 11 horas da manhã.

Convidadas do programa discutem a organização das turmas no programa que vai ao ar na manhã deste sábado. Foto: Divulgação

Entre os convidados, estão as professoras Cláudia Santa Rosa, doutora em Educação pela Universidade de Portugal, Cláudia de Oliveira Fernandes, doutora em Ciências Humanas e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora na Universidade Federal de Ouro Preto.

O programa traz ainda depoimento do professor da Faculdade de Educação da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, que fala sobre a adoção do sistema organizado em ciclos e as diferenças em relação à organização seriada.

Na opinião da professora Cláudia de Oliveira Fernandes, a escola seriada teve seu tempo. ”Ela é uma escola gestada, pensada a partir de uma sociedade com valores e crenças que para nós hoje, já não se sustentam”.

A convidada Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende contextualiza o momento de criação do modelo de seriação. “Quando a escola seriada foi criada, no final do século 19, nasceu num modelo de transformação que naquele momento era inovador”, diferencia.

A especialista em educação Cláudia Santa Rosa, defende uma reflexão sobre o papel social da escola e propõem uma desconstrução. “A qualidade da escola é questionada, estamos em um século em que a sociedade espera respostas de uma escola que insiste em se organizar em um modelo que foi estruturado há 100 anos”, alerta. “É preciso desconstruirmos a idéia de que todas as escolas precisam se organizar do mesmo jeito, que o professor tem que estruturar sua prática pedagógica do jeito que o outro estrutura de Norte a Sul do país, começamos um século discutindo essa escola e buscando alternativas para reestruturá-la”,enfatiza Santa Rosa.

No programa a professora revela ainda um modelo adotado na Escola Estadual Hegésippo Reis, em Natal, no Rio Grande do Norte que tem alcançado bons resultados, inclusive no índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. “Esse modelo foi implantado em uma escola com 120 alunos, onde eles são organizados em grupos com idades diferentes e uma organização diferente, os resultados têm sido muito positivos”, comemora.

Roda de Conversa

Idealizado pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, o programa é uma parceria com a Rede Minas de Televisão.

Dividido em três blocos, com duração média de 52 minutos, o ‘Roda de Conversa’ exibe matérias jornalísticas abordando o assunto discutido. Também é disponibilizado no canal da Magistra no YouTube e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Interessados em participar podem enviar sugestões de temas, comentários, dúvidas ou críticas para o e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br ou ligar para (31) 3379-8289.