Inscrições de redações e projetos podem ser feitas até o dia 17 de maio

Estudantes das 2.755 escolas estaduais e municipais que participam do projeto ‘Cemig nas Escolas’ podem se inscrever em concurso de projeto e redação promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A iniciativa chamada ‘Energia Inteligente: Cemig nas escolas’ é uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), as prefeituras e as secretarias municipais de educação.  As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de maio, na própria escola, mediante a entrega do projeto ou redação e a ficha de inscrição dos participantes, conforme edital.

Concurso é voltados para escolas e alunos de todos os anos da educação básica. Crédito:Cemig

Com o concurso, a ideia é disseminar a cultura da eficiência energética e segurança no uso da energia elétrica. O concurso é divido em três categorias: categoria I (educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental), categoria II (6º ao 9º ano do ensino fundamental) e categoria III (ensino médio). 

Os projetos devem ter informações como título, objetivo geral, objetivo específico, público alvo, meta, metodologia, cronograma de execução, resultados e conclusões. As iniciativas desenvolvidas pelas escolas devem orientar-se pela sustentabilidade em suas ações e dialogar com a metodologia do projeto Cemig nas Escolas.  Já as redações a serem produzidas pelos estudantes devem falar sobre o uso correto da energia elétrica; o uso seguro da energia elétrica ou a sustentabilidade no uso da energia elétrica. 

Seleção

Os projetos inscritos serão avaliados em itens como a participação do aluno no processo educativo, a mudança de valores, atitudes e hábitos, a interdisciplinaridade, a abrangência da ação, criatividade e originalidade.  Já as redações serão avaliadas a partir de critérios como coesão, coerência, clareza e conhecimento de Língua Portuguesa.

O resultado do Concurso será divulgado através dos sites da Cemig www.cemig.com.br e da Secretaria de Estado de Educação www.educacao.mg.gov.br. Serão premiados os três melhores projetos, sendo 1º, 2º e 3º lugares e as três melhores redações de cada categoria, sendo 1º, 2º e 3º lugares.