Obra foi lançada pela Conspiração Mineira, na manhã desta terça-feira, na Cidade Administrativa de Minas Gerais

Uma análise da educação pública no Brasil. Essa é a proposta da obra ‘Lições da Conspiração‘, lançada nesta terça feira (27/11). O livro foi idealizado pelo movimento Conspiração Mineira pela Educação e aponta o ensino de qualidade como ponte para um país melhor. Representando o governador Antonio Anastasia na solenidade, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância do movimento na parceria com a Secretaria de Educação.

“Quero dizer à Conspiração que o papel mais importante que ela tem, no meu entendimento, é que ela contribui de uma maneira muito forte, para criar, em cada escola, a coesão institucional. A entrada da Conspiração em uma escola, esse diálogo que ela estabelece com os diretores, professores, ajuda a clarear não o seu projeto político pedagógico, que é feito e aperfeiçoado pelo Programa de Intervenção Pedagógica, mas esta ideia de que a escola tem que ter uma coesão, uma institucionalidade para a qual todos podem contribuir”, destacou a secretária.

Em livro, Conspiração Mineira pela Educação, apresenta o trabalho desenvolvido em seis anos. Credito:Renato Cobucci

O livro apresenta as experiências, os trabalhos e as conquistas da Conspiração durante os seus seis anos de existência. Atualmente, o movimento realiza um trabalho em parceria com mais de 500 escolas públicas, em 45 municípios mineiros, em que as iniciativas da Conspiração beneficiam cerca de 300 mil alunos.  Com o livro, a ideia é compartilhar as experiências do movimento, realizado a partir de uma parceria entre os diferentes setores da sociedade, para atender ao complexo panorama da educação pública brasileira.

“Quando criamos o movimento estabelecemos cinco metas de atuação que enfocam a pacificação nas escolas, a motivação dos professores, alunos, a participação das famílias com a integração da família/escola e a melhoria dos indicadores de aprendizagem”, lembrou o coordenador do movimento, Evandro Neiva.

A ação piloto do movimento é o Projeto Serra Verde, desenvolvido em um conjunto de escolas públicas do entorno da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Além de escolas da capital, o projeto atende a instituições dos municípios de Santa Luzia e Vespasiano. Em um total de 50 escolas públicas, são desenvolvidas atividades que objetivam elevar o nível de aprendizagem dos alunos.

Secretária Ana LúciaGazzola representou o governador em lançamento de livro. Credito: Renato Cobucci

Palavras do Governador

O governador Antonio Anastasia, que é responsável pelo prefácio da obra, não pode comparecer à solenidade, pois está em viagem aos Estados Unidos, mas deixou o seu depoimento registrado em vídeo. A fala foi apresentada para os mais de 500 presentes.

“É uma iniciativa de empreendedores, de educadores, de empresários e pessoas vinculadas à educação e que fizeram um pacto para essa brilhante ideia de participar como sociedade civil, dos avanços da educação pública em nosso Estado. Nós mineiros só podemos agradecer e compartilhar com todos o sucesso dessa iniciativa”, disse o governador.

No término da cerimônia, a cantora Fernanda Takai, vocalista do grupo Pato Fu, se apresentou com o Coral de Crianças Primeiros Acordes, do município de Vespasiano.