Participaram da aula inaugural 147 professores e técnicos de Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), de todo o Estado. A capacitação tem 40 horas-aula, sendo 36 a distância. De acordo com a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais da SEE, Sônia Andère Cruz, o objetivo é a instrumentalização dos educadores através de ferramentas computacionais modernas: “vamos preparar os NTEs para o atendimento aos professores e fortalecer a relação entre eles e as escolas”, afirmou.
O potencial do curso é de grande escala. Segundo o professor João Vianney dos Santos, que palestrou na aula de abertura, cada tutor pode orientar entre 500 e 1000 educadores por semana, numa verdadeira rede de multiplicação de conhecimento. Em sua fala, Santos, que é especialista em EAD e atualmente dirige a Unisul Virtual de Santa Catarina, ressaltou que recentemente houve uma mudança de perspectiva: “antes nosso planejamento incluía apenas o aparelhamento das escolas, mas vemos hoje que a EAD necessita mesmo é de integração entre os professores e os aprendizes”.
A capacitação integra o projeto Escolas em Rede, da SEE, que prevê instalação de laboratório de informática conectado à Internet em todas as 3920 escolas estaduais. O objetivo é contribuir para a redução das desigualdades regionais por meio do desenvolvimento da cultura do trabalho em rede nas escolas públicas e da incorporação das novas tecnologias ao trabalho educativo. O Escolas em Rede conta com os recursos disponibilizados através do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV), além do desenvolvimento de cursos de qualificação voltados para o Ensino Médio (para professores, curso para a formação de multiplicadores e para alunos: 12 cursos de qualificação básica para o trabalho na área de informática e implantação do sistema informatizado de gestão escolar).