Vencedores foram anunciados em agenda virtual realizada nesta sexta-feira (4/12)


Em evento virtual realizado nesta sexta-feira (4/12) foram conhecidos os vencedores da 5ª edição do Prêmio Inova Minas. Entre os anunciados como os ganhadores estão dois projetos de servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A proposta “GEPOD: Gestão Escolar na Ponta dos Dedos” conquistou o 1º lugar e o “Itinerários Avaliativos: planejamento escolar” ficou em 3º, ambos concorreram na categoria ‘Iniciativas Implementadas de Sucesso’.

O “GEPOD: Gestão Escolar na Ponta dos Dedos” é um sistema virtual que foi criado para integrar o trabalho escolar durante o Regime de Estudo não Presencial. A iniciativa foi implementada na Escola Estadual Dom Cavati e está sendo utilizada para gerenciar, produzir relatórios e organizar o trabalho escolar. Por meio da ferramenta, o professor consegue, por exemplo, saber quais alunos entregaram os Planos de Estudos Tutorados (PETs) e o gestor da escola pode lançar avisos de situações dos estudantes. Já os pais e responsáveis conseguem, entre outras coisas, acompanhar o desempenho do aluno. O projeto foi criado por Emanuel de Oliveira Dias, professor de biologia na Escola Estadual Dom Cavati, no município de Ubaporanga, e na Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, em Caratinga.

Durante a cerimônia, emocionando, o professor destacou que o projeto foi criado pensando nos estudantes. “Esse ano foi muito difícil para todos nós. Eu amo ser professor e este projeto permitiu que a gente focasse, realmente, no que interessa na escola, que é a aprendizagem dos alunos”, afirmou Emanuel. O professor também agradeceu aos colegas da Escola Estadual Dom Cavati.

Ainda de acordo com Emanuel, o sistema auxiliou no monitoramento e no acompanhamento da entrega das atividades resolvidas dos PETs por cada aluno da escola. “Quando criei o sistema, o foco era descobrir quais eram os estudantes que não estavam entregando as atividades dos PETs. O sistema ajudou nisso e aliviou muito o trabalho do professor”, conclui. O PET é a ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas em razão da Covid-19.

Já o projeto “Itinerários Avaliativos: planejamento escolar” é uma ferramenta que consiste em um conjunto de ações dispostas em uma plataforma digital que promove a análise de dados e debates para a construção coletiva da avaliação interna e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais. O objetivo é melhorar e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes. Por meio da análise dos itinerários avaliativos, cada escola estadual desenvolveu seu Projeto Político Pedagógico (PPP).

Um dos idealizadores do projeto, Magno Peluso Torquette, destacou a importância da iniciativa. “O prêmio é de extrema importância para o reconhecimento e valorização do trabalho do servidor público, que tanto se dedica, todos os dias, pela melhoria das políticas. É, também, o reconhecimento da importância do planejamento pedagógico nas escolas, de forma compartilhada com a comunidade escolar, favorecendo cada vez mais a melhoria da qualidade da educação pública”, concluiu.

O projeto contou ainda com a participação dos servidores Daniela Oliveira Rocha; Lília Borges Rego; Luísa Souza Costa; André Correa de Oliveira; e Wagner Eustáquio Oliveira da Costa. Todos da Superintendência de Avaliação Educacional da SEE/MG.

Inova Minas

O Prêmio Inova Minas Gerais foi instituído com o intuito de aproximar servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos da gestão governamental. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o Prêmio Inova Minas Gerais buscou estimular a proposição de ideias inovadoras e a implementação de iniciativas de sucesso, que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais, visando à transformação e à melhoria dos serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários.

O prêmio foi dividido em duas categorias: "Iniciativas Implementadas de Sucesso", na qual os agentes públicos têm a oportunidade de apresentar iniciativas já implementadas que tenham resultados comprovados, e "Ideias Inovadoras Implementáveis", que visa incentivar a elaboração de projetos que podem ser adotados na administração pública.

Na edição deste ano do Inova Minas, cerca de 200 projetos foram avaliados por especialistas da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Foram selecionados 18 finalistas. Tiveram a oportunidade de participar da iniciativa os servidores estaduais com cargos efetivos ou comissionados, designados, contratados, empregados públicos, estagiários, bolsistas e militares.