Provas e resoluções estão disponíveis no site da competição

Os estudantes que fizeram os testes da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já podem consultar as provas e soluções no site da competição. As provas foram aplicadas no dia 07 de junho para mais de 17.839.424 alunos de escolas públicas brasileiras. Desse total, 1.910.226 eram mineiros e representaram 4.583 escolas públicas do Estado. As provas e soluções estão disponíveis no site da Obmep.

Cerca de 5% dos estudantes de cada escola, que obtiverem os melhores resultados, farão as provas da segunda fase da competição. A divulgação dos classificados para essa fase será no dia 10 de agosto. Nesta etapa, que acontece no dia 10 de setembro, a prova tem seis questões dissertativas, nas quais o estudante precisa expor os cálculos e raciocínios utilizados.

O resultado final da edição deste ano da Obmep deve ser divulgado no dia 30 de novembro, no site da Olimpíada.

A competição

Participam da Obmep alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país. A competição tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.

A Obmep é realizada em duas fases para os níveis 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio). Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas. Nessa etapa, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 

Iniciada em 2005, a Obmep é uma iniciativa do IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Premiação

A 12ª edição da Obmep premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.

Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.