Reunião foi realizada nesta quarta-feira na Secretaria de Estado de Saúde

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou nesta quarta-feira (24/02) da primeira reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola do Estado de Minas Gerais. O Grupo é responsável pela gestão do Programa Saúde na Escola (PSE) em Minas Gerais, realizando apoio institucional e mobilizando os municípios para a construção de espaços coletivos, de trocas e aprendizagens contínuas, provocando o aumento da capacidade de analisar e intervir nos processos relativos ao Programa. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado de Saúde.

Durante a reunião, a Macaé Evaristo destacou a importância da parceria entre educação e saúde na realização das ações nas escolas. “Esse Programa cria uma sinergia que é importante existir entre as políticas de saúde e da educação. Se estamos prensando em promoção da saúde e na saúde integral temos que pensar nas pessoas em sua totalidade”, concluiu.

Já a Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Maria do Carmo, pontuou que “a Saúde na Escola tem uma potência muito grande. Por um lado, como observatório, por causa do convívio dos professores e demais profissionais com as crianças durante muitas horas por dia. Muitas vezes, eles conseguem identificar problemas que precisamos correr atrás, amparar e cuidar dessa criança e que, algumas vezes, nem os pais conseguem verificar no contexto das relações famílias”.

Reunião foi realizada nesta quarta-feira. Foto: Marcus Ferreira

 

O Grupo foi instituído pela Resolução conjunta SES/SEE nº 187, de 11 de novembro de 2015, e tem entre suas atribuições: articular, junto aos municípios, a rede de saúde para gestão do cuidado dos estudantes com necessidade de assistência em saúde identificados pelas ações do PSE; subsidiar a formulação das propostas de educação permanente e formação continuada dos profissionais da saúde e da educação básica para implementação das ações do Programa; identificar experiências exitosas e promover o intercâmbio das tecnologias produzidas entre os municípios, em parceria com os Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal e Federal; entre outros.

Composição

Além de representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), também integram o Grupo representantes da Secretaria de Estado de Esportes, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado de Defesa Social, Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Caisans-MG), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Governo Federal que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).