Virada da Educação teve primeiro debate nesta terça (11/08), em Belo Horizonte
O “Dia do Estudante” teve um ingrediente especial para alunos de escolas estaduais de Belo Horizonte e de outras cidades do Território Metropolitano. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma grande roda, cujo assunto principal foi a educação mineira. Eles discutiram aspectos positivos das escolas em que estudam e pontos a serem vencidos. A primeira roda de conversa movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM) foi realizada nesta terça-feira (11/08), no PlugMinas.
“No ‘Dia do Estudante’ é necessário valorizar o mesmo, principalmente aqueles que se empenham para tornar essa data tão especial. Essa roda veio para marcar esse dia. Aqui temos alunos de várias escolas. Nós conhecemos a realidade do ensino médio e esse momento de escuta pode contribuir para uma educação melhor no Estado”, ressaltou a Lorraine Barbosa dos Santos, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, em Sete Lagoas.
Nayara Vitória Moreira é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Cônego Braga, no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana. Ela se diz apaixonada por sua escola, mas destaca que é necessário ouvir mais os alunos para que o ensino fique completo. “É importante ouvir os alunos. Temos muitas coisas boas para mostrar”. Sobre a roda de conversa que participou hoje Nayara ressalta que vai levar muita coisa positiva. “Foi uma conversa muito boa. Expressamos nossas opiniões e falamos o que achamos do ensino. Vou levar muitas coisas que ouvi aqui para minha escola”.
A integração entre os alunos foi o que mais agradou ao aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes, em Sete Lagoas, Luis Gustavo de Almeida. “Em grupo, a gente aprende com o outro. Quando eu vim pra cá achei que seria uma coisa chata, mas a interação faz a gente conhecer a realidade do outro. Muitas vezes a gente reclama demais da nossa escola, mas nesse debate pudemos ver que há realidades diversas e que algumas são até piores que a nossa. A partir daqui, quero contribuir para a melhoria da educação”.
Para realizar as discussões, os alunos foram divididos em grupos. O encerramento do dia de trabalho contou com apresentações lúdicas dos estudantes. Foram apresentações teatrais e musicais que retrataram como os jovens veem a educação e o que acham que poderia melhorar.
Um olhar diferenciado
A primeira roda de conversa também contou com a participação de professores. Professor há 16 anos, José Américo atua como professor de História na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, e conta o que achou da primeira Roda. “É a primeira vez que chamam os professores para discutir a educação, normalmente isso é feito nos níveis hierárquicos maiores. Esse espaço está sendo importante para trocar experiências com pessoas de outras escolas e outros municípios, mas o que a gente vê é que os problemas básicos são bem parecidos”, afirma.
Lúcia Helena de Souza, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Padre Sérgio Ribeiro dos Santos, em Dores de Guanhães, conta como ações que buscam ouvir professores e alunos podem contribuir para a melhoria do trabalho em sala de aula. “Estamos tentando descobrir o lado do aluno. Às vezes nós ficamos muito focados no conteúdo e não buscamos saber um pouco mais do aluno. Vamos tentar socializar mais e esse evento vai nos ajudar nisso.
(Foto de capa: Veronica Manevy/ Imprensa MG)
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