Virada da Educação teve primeiro debate nesta terça (11/08), em Belo Horizonte

O “Dia do Estudante” teve um ingrediente especial para alunos de escolas estaduais de Belo Horizonte e de outras cidades do Território Metropolitano. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma grande roda, cujo assunto principal foi a educação mineira. Eles discutiram aspectos positivos das escolas em que estudam e pontos a serem vencidos. A primeira roda de conversa movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM) foi realizada nesta terça-feira (11/08), no PlugMinas.

“No ‘Dia do Estudante’ é necessário valorizar o mesmo, principalmente aqueles que se empenham para tornar essa data tão especial. Essa roda veio para marcar esse dia. Aqui temos alunos de várias escolas. Nós conhecemos a realidade do ensino médio e esse momento de escuta pode contribuir para uma educação melhor no Estado”, ressaltou a Lorraine Barbosa dos Santos, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ruth Brandão de Azeredo, em Sete Lagoas.

Alunos de Belo Horizonte e de outras cidades do Território Metropolitano participaram da primeira Roda de Conversa. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Nayara Vitória Moreira é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Cônego Braga, no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana. Ela se diz apaixonada por sua escola, mas destaca que é necessário ouvir mais os alunos para que o ensino fique completo. “É importante ouvir os alunos. Temos muitas coisas boas para mostrar”. Sobre a roda de conversa que participou hoje Nayara ressalta que vai levar muita coisa positiva. “Foi uma conversa muito boa. Expressamos nossas opiniões e falamos o que achamos do ensino. Vou levar muitas coisas que ouvi aqui para minha escola”.

A integração entre os alunos foi o que mais agradou ao aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes, em Sete Lagoas, Luis Gustavo de Almeida. “Em grupo, a gente aprende com o outro. Quando eu vim pra cá achei que seria uma coisa chata, mas a interação faz a gente conhecer a realidade do outro. Muitas vezes a gente reclama demais da nossa escola, mas nesse debate pudemos ver que há realidades diversas e que algumas são até piores que a nossa. A partir daqui, quero contribuir para a melhoria da educação”.

Ao final do dia de ontem, alunos fizeram apresentações artísticas abordando o que foi discutido. Foto: Veronica Manevy/ Imprensa MG

Para realizar as discussões, os alunos foram divididos em grupos. O encerramento do dia de trabalho contou com apresentações lúdicas dos estudantes. Foram apresentações teatrais e musicais que retrataram como os jovens veem a educação e o que acham que poderia melhorar.


Um olhar diferenciado


A primeira roda de conversa também contou com a participação de professores. Professor há 16 anos, José Américo atua como professor de História na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, e conta o que achou da primeira Roda. “É a primeira vez que chamam os professores para discutir a educação, normalmente isso é feito nos níveis hierárquicos maiores. Esse espaço está sendo importante para trocar experiências com pessoas de outras escolas e outros municípios, mas o que a gente vê é que os problemas básicos são bem parecidos”, afirma.

Os professores também participaram das discussões. Foto: Osvaldo Ferreira Afonso/ Imprensa MG

Lúcia Helena de Souza, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Padre Sérgio Ribeiro dos Santos, em Dores de Guanhães, conta como ações que buscam ouvir professores e alunos podem contribuir para a melhoria do trabalho em sala de aula. “Estamos tentando descobrir o lado do aluno. Às vezes nós ficamos muito focados no conteúdo e não buscamos saber um pouco mais do aluno. Vamos tentar socializar mais e esse evento vai nos ajudar nisso.

(Foto de capa: Veronica Manevy/ Imprensa MG)

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