Iniciativa é voltada a 120 educadores de escolas estaduais e municipais da região do Campo das Vertentes
Tem início hoje (10/08) o “Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral”. A iniciativa é voltada a 120 professores de escolas estaduais das Superintendências Regionais de Ensino de São João del-Rei e de Barbacena, além de profissionais das redes municipais de ensino da região do Campo das Vertentes. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e das secretarias municipais da região com a Universidade Federal de São João del-Rei. A abertura do curso ocorre no campus da universidade com a realização do “III Seminário de Educação Integral”.
Em sua fala para os professores cursistas, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou o desafio de pensar a educação integral em Minas Gerais, estado que tem a diversidade como uma de suas principais características. “Temos o desafio de pensar a educação integral para localidades e territórios educativos muito distintos. No Brasil, estamos impregnados por modelos de educação integral que foram construídos em grandes centros urbanos. Penso que nossa tarefa na Secretaria de Estado de Educação é dar conta de conceber um desenho que dialogue com essa diversidade de territórios educativos e sujeitos nas cidades e no campo”, avaliou.
Ao partir de uma educação integral que atenda às especificidades dos contextos sociais do Estado e atenda aos sujeitos educadores e alunos, o “Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral” busca oferecer aos professores uma formação diversificada. “Nós temos diferentes concepções de educação integral. Algumas restritas à ampliação da jornada na escola e outras com as quais nos identificamos, em que a ampliação do tempo na escola deve significar um investimento em dimensões de formação do que tradicionalmente não é investido. Nós elegemos algumas dessas dimensões e algumas delas ligadas à arte e com elas queremos passar a enxergar os alunos como crianças e jovens com suas potencialidades, linguagens, culturas e direitos”, destacou o professor do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ e coordenador do curso, Levindo Diniz Carvalho.
Com carga horária de 180 horas, o curso será realizado no período de agosto a dezembro, no Campus da Universidade de São João del-Rei. Durante esses meses, os educadores participarão de capacitações sobre: ‘Acompanhamento Pedagógico’, ‘Artes’, ‘Educação Física’, ‘Educomunicação e Tecnologias’, ‘Música’ e ‘Teatro’. Professora na Escola Estadual Evandro Ávila, em são João del-Rei, Márcia Martinha Santana Machado está entre os participantes do curso. “Eu acredito nesse projeto, porque é uma formação que estimula o envolvimento do aluno e de sua família. Ele passa a se sentir parte integrante da escola e com isso passam a ter um melhor desempenho”, disse.
Cerca de 60 diretores de escolas estaduais das regionais de São João del-Rei e de Barbacena também terão uma formação sobre educação integral com foco na gestão escolar. A formação será composta por quatro encontros neste semestre. As atividades serão conduzidas pela coordenadora das Ações de Educação Integral da SEE, Rogéria Figueiredo.