Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto

Estão abertas as inscrições para o curso de ensino a distância (EaD) do projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola”, do Cehmob-MG. O curso “Saber para cuidar: doença falciforme na escola – A diversidade no contexto escolar” é direcionado a todos os servidores estaduais da educação. A capacitação terá início no dia 24 de agosto.

Os interessados têm até o próximo dia 14, sexta-feira, para acessar o site da Magistra, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores de Minas Gerais, e se inscrever na capacitação. Para realizar a inscrição é necessário ter um número de MASP, pré-requisito para todos os cursos oferecidos pela Magistra.

São oferecidas 125 vagas para a formação de cinco turmas. Além destas, a previsão é que, nos próximos meses, novas inscrições sejam abertas para a formação de outras dez turmas. Em 2014, cerca de 80 profissionais da Educação participaram do curso.

O curso

O curso consiste em 30 horas/aula divididas em 45 dias. Os temas “Diversidade no contexto escolar”, “Peculiaridades da doença falciforme no contexto escolar” e “Articulação em redes de apoio” são dispostos em três módulos, além do módulo introdutório.

A metodologia escolhida para o ensino a distância é a problematização. Ao acompanhar a história de uma família que carrega em seus genes a doença falciforme, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre situações que retratam a realidade.
O projeto “Saber para Cuidar: doença falciforme na escola” é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Centro de Apoio para Hemoglobinopatias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação Hemominas e a Secretaria de Estado de Saúde. Pela Secretaria de Estado de Educação, a supervisão do projeto está sob a responsabilidade da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino.