Evento foi realizado nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 220 alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas de Belo Horizonte e região metropolitana

Ao chegar no “Seminário Construindo seu Futuro – Itinerários o Ensino Médio Integral em Minas Gerais”, Axel Vieira tinha uma ideia de como seria seu futuro ao concluir o ensino fundamental: ele queria fazer um curso técnico na rede particular. Mas depois de participar do evento sua perspectiva mudou. Agora, o aluno do aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Sandoval de Azevedo, em Ibirité, pretende fazer o ensino médio integral em uma escola da rede estadual de ensino.

“Essas palestras abriram muito a minha mente. Me fizeram ver que o ensino médio integral pode ser muito interessante e que não vai apenas ocupar o nosso tempo, mas também nos oferecer muita perspectiva de futuro”, afirmou.

Estudantes tiveram a oportunidade de visitar os estandes. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Já a aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual São José de Confins, em Confins, Joana Britto, ressaltou que o Seminário abriu sua mente para novas possibilidades. “Foi tudo muito interessante. Vi que terei possibilidade de consegui um emprego e que pode me ajudar a conquistar uma vaga na faculdade também. Fiquei com muita vontade de estudar em uma escola integral”, contou.

O estudante do 9º do ensino fundamental da Escola Estadual Nova Contagem, no município de Contagem, Antero Alef Brito Avelar, já sabe qual curso quer fazer. “Gostei muito de Desenvolvimento de Sistemas, acho que tem a ver comigo. Sei que o ensino médio integral vai me ajudar com meu futuro”, comemorou.

Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Oportunidades

No evento, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar seis estandes onde profissionais falaram um pouco sobre mercado de trabalho e possibilidades de diferentes cursos que serão ofertados na educação integral.

O Seminário

O evento contou com a participação de cerca de 220 alunos do 9º ano do ensino fundamental e que no próximo ano poderão estudar em uma escola que oferta o ensino médio integral e o ensino médio integral profissional.

Leia mais:

Governador e secretária de Educação apresentam novo modelo do ensino médio integral